Hackers passam a ter apoio oficial do Ministério da Ciência e Tecnologia

Em artigo, ministro defende que esse perfil de desenvolvedor precisa ser reconhecido e incentivado, para estimular a inovação.

No Brasil, os hackers ‘do bem’ passam a receber, oficialmente, o apoio do governo federal. Pelo menos, essa foi a promessa que o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, fez em um artigo divulgado nesta quinta-feira (11/8)  no site do ministério e publicado no jornal Folha de S.Paulo. 

“Agora, no Brasil, a cultura hacker terá o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Estamos desenvolvendo um conjunto de políticas públicas para que essa promissora comunidade possa contribuir para o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções para a sociedade”, enfatiza Mercadante no artigo.

Ainda no documento, o ministro fez questão de destacar a diferença entre crackers e hackers, lembrando que os primeiros são considerados criminosos, enquanto que os outros são decifradores e desenvolvedores preocupados em construir novas funcionalidades.

Mercadante classificou os hackers como jovens, em geral, autodidatas e criadores de soluções inovadoras para a utilização de tecnologias da informação. “A capacidade criativa desses coletivos de desenvolvedores de tecnologia precisa ser reconhecida e incentivada, porque ela pode gerar inovações importantes para o nosso país”, defendeu, completando: “Felizmente, a ciência comunitária e as tecnologias livres avançam, contribuindo para derrubar ditaduras e o pensamento conservador e preconceituoso.”

Mercadante também informou que tem trabalhado com o Ministério da Defesa para o desenvolvimento de tecnologias voltadas a prevenir, defender ou restabelecer serviços essenciais, quando os mesmos forem atacados por crackers.

Em junho deste ano foram relatados mais de 200 ataques a sites do governo brasileiro. Com isso, acirrou-se a discussão sobre a necessidade de estabelecer novas formas de prevenir e punir crimes digitais no Brasil, onde ainda não há uma legislação específica sobre o assunto.

 

Por Olhar Digital – Publicado em 11/08/2011

http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/hackers_passam_a_ter_apoio_oficial_do_ministerio_da_ciencia_e_tecnologia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s