Criminoso usa Facebook para invadir contas bancárias e desviar R$ 90.000

Ian Wood foi condenado a 15 meses de prisão por seus golpes, que incluíam monitorar as redes sociais dos vizinhos.

Um homem foi condenado na Inglaterra a 15 meses de prisão por utilizar dados sigilosos de seus vizinhos (colhidos em serviços como o Facebook) para invadir contas bancárias e desviar o equivalente a mais de 90 mil reais.

Iain Wood, que trabalhava instalando carpetes, ajudou pessoas que vivem no seu quarteirão de apartamentos em Newcastle a criar contas em sites de redes sociais  e utilizou esses dados para retirar o máximo possível de informação sobre as vítimas.Com essas informações, Wood foi capaz de acessar as contas bancárias das pessoas.

Os golpes começaram em junho de 2008 e duraram até junho de 2010. Em entrevista ao jornal Sunday Sun, o juiz Guy Whitburn, da corte de Newcastle, afirmou que este é o caso mais sofisticado de fraude que ele já viu. “Era muito bem planejado e complexo”, afirma.

Wood confessou ter invadido as contas e interceptado dados e conversas publicadas pelas vítimas em suas páginas. Para completar o esquema, ele também furtava documentos e passaportes dos apartamentos ou caixas de correios dos vizinhos.

Segundo as autoridades, ele chegava a ficar 18 horas em um único dia conectado para conseguir mais informações sobre suas vítimas em sites como o Facebook. Wood também tirava proveito do fato de muitas pessoas utilizarem a mesma senha para vários serviços.

 

Por IDG Now! – Publicado em 16/08/2011

http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2011/08/16/criminoso-usa-facebook-para-invadir-contas-bancarias-e-desviar-r-90.000/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s