Funcionários demitidos por comentários no Facebook serão recontratados

Grupo foi despedido após reclamar de condições de trabalho na rede social. Para juiz, companhia usou o caso como “desculpa”.

Um juiz americano determinou na semana passada que a empresa Hispanics United of Buffalo devolva os empregos de cinco funcionários que foram demitidos recentemente por postar comentários no Facebook com reclamações sobre condições de trabalho, informa o site CNET.

Em sua decisão sobre a recontratação dos funcionários, divulgada ontem, 7/9, pela associação trabalhista NLBR, o juiz administrativo Arthur Amchan afirmou que a empresa estava “buscando uma desculpa para reduzir seu quadro de funcionários e se apoiou nos posts do Facebook para isso.”

Além da recontratação, Amchan determinou que os cinco trabalhadores recebam o pagamento retroativo referente ao período que ficaram afastados desde suas demissões.

A decisão de Amchan marca a primeira vez que um juiz administrativo americano emite uma determinação sobre a demissão de funcionários por postagens no Facebook. Por outro lado, a associação NLBR relatou que houve um aumento no “número de processos relacionados a mídia social no último ano.”

Twitter

Nos últimos anos, comentários no microblog já causaram a demissão de diversos profissionais no Brasil, incluindo até mesmo profissionais da imprensa, de veículos como os jornais Agora e Folha de S. Paulo e a revista National Geographic.

 

Por IDG Now! – Publicado em 08/09/2011

http://idgnow.uol.com.br/internet/2011/09/08/justica-determina-recontratacao-de-funcionarios-demitidos-por-comentarios-no-facebook/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s