Hacker da Romênia é preso após invadir servidores da NASA

Segundo autoridades locais, acusado tem 26 anos e não possui emprego ou diploma universitário; promotoria tenta aumentar tempo de detenção.

As autoridades da Romênia prenderam um hacker de 26 anos acusado de invadir vários servidores da NASA e causar prejuízos de 500 mil dólares aos sistemas da agência espacial dos Estados Unidos.

Robert Butyka, de 26 anos, foi preso na terça-feira, 15/11, em Cluj, uma cidade na Romênia Oriental, após uma investigação do Diretório Romeno de Investigações de Terrorismo e Crime Organizado (DIICOT).

De acordo com informações locais, o hacker usou o apelido de “Iceman”. Ele não possui um diploma universitário ou emprego, informou um porta-voz do DIICOT.

Butyka é acusado de hackear diversos servidores da NASA por vários dias a partir de 12 de dezembro de 2010. As autoridades alegam que o hacker destruiu dados protegidos e restringiu o acesso a eles.

As acusações contra Butyka incluem obter acesso não-autorizado e causar sérias perdas a um sistema de computação; modificar, danificar e restringir o acesso a dados sem autorização e posse de programas de hack.

O acusado ficará 24 horas sob custódia da polícia local enquanto os promotores buscam conseguir uma ordem judicial para estender o período de detenção. As autoridades apreenderam vários computadores em sua casa durante uma busca.

“Por meio de atividades criminosas, o acusado afetou severamente a operação de servidores de computação ao introduzir, modificar e danificar dados eletrônicos e restringir acesso a eles”, afirmou o DIICOT em um comunicado oficial. O hacker será julgado na Romênia uma vez que não há pedido de extradição no seu caso.

Butyka não é o primeiro hacker romeno a invadir os sistemas da NASA. Na verdade, a agência espacial é um alvo comum para hackers que buscam provar suas habilidades.

Victor Faur, um romeno que invadiu vários servidores da NASA, do Departamento de Energia dos EUA e da Marinha do país em 2005, está atualmente apelando uma decisão da justiça determinando que ele pague 240 mil dólares em danos ao governo norte-americano.

 

Por IDG Now! – Publicado em 17/11/2011

http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2011/11/16/hacker-da-romenia-e-preso-apos-invadir-servidores-da-nasa/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s