Governo inglês admite preparar armas cibernéticas contra Estados inimigos

Em documento que detalha a ciberestratégia do país, órgão de ciberdefesa cita a Rússia e a China como países que tentam espionar a Inglaterra.

O governo britânico admitiu que o Ministério da Defesa e a Central de Comunicações do Governo (GCHQ) estão planejando lançar ataques cibernéticos contra os países considerados “párias” (rogue states) e terroristas.

De acordo com um documento que detalha a ciberestratégia de segurança do Reino Unido , uma “unidade cibernética” em uma base militar “irá desenvolver e utilizar uma gama de novas técnicas, incluindo as medidas pró-ativas para interromper ameaças a nossa segurança digital”.

Além disso, uma outra equipe, na sede da GCHQ, irá “desenvolver táticas, técnicas e planos para ataques militares por meio de operações no ciberespaço, e lutar contra os inimigos, que estão tentando iniciar invasões eletrônicas na infra-estrutura do país”.

O novo Grupo de Operações de Ciberdefesa, ligado ao Ministério da Defesa britânico, também está se preparando para projetar programas de computador softwares capazes de sabotar a capacidade militar convencional ou nuclear de nações inimigas.

O governo destinou mais de 1 bilhão de dólares no orçamento para segurança cibernética e defesa estratégica.

“Algumas das ameaças mais sofisticadas para o Reino Unido no ciberespaço vêm de outros estados (China e Rússia), que procuram realizar espionagem com o roubar informações ou comprometer nossos ativos industriais, militares e econômicos, bem como monitorar oponentes de seus regimes”, diz o documento.

Para muitos analistas, os próximos conflitos poderão iniciar-se a partir das plataformas digitais. Eles citam como exemplo o vírus Stuxnet, responsável por sabotar o programa nuclear iraniano, como primeiro exemplo de arma cibernética.

 

Por IDG Now! – Publicado em 02/12/2011

http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2011/12/02/governo-ingles-admite-preparar-armas-ciberneticas-contra-estados-inimigos/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s