FBI investiga se hackers invadiram e-mails nas eleições para sede da Copa

Agentes federais teriam interrogado membros da equipe inglesa, que foi derrotada pela Rússia; Sophos diz que invasão traria “vantagem injusta”.

Agentes do FBI estão investigando acusações de que as contas de e-mail das equipes das candidaturas da Inglaterra e dos Estados Unidos para sediar as Copas do Mundo de 2018 e 2022, respectivamente, foram invadidas. De acordo com o jornal inglês The Register, o objetivo era prejudicar a imagem das campanhas. Em uma decisão considerada polêmica por alguns, a entidade máxima do futebol escolheu há cerca de um ano a Rússia como sede do mundial de 2018 e o Qatar para receber a edição seguinte.

Como aponta o blog da empresa de segurança digital Sophos, o acesso aos e-mails de outros países poderia revelar quais os planos dos concorrentes para tentar sediar o torneio e assim conceder uma vantagem injusta para os criminosos influenciarem os resultados das votações, que chegaram a ser colocadas em suspeita após dois dos 24 membros do comitê executivo da FIFA serem afastados por se mostrarem dispostos a venderem seus votos. Na época, o vencedor Qatar ainda chegou a ser acusado de trocar influências com Portugal/Espanha, que concorriam à sede do Mundial de 2018. No entanto, a FIFA absolveu todos os envolvidos.

As acusações sobre as invasões de e-mail são recentes e ainda não foram totalmente comprovadas. O FBI teria coletado “evidências substanciais” mostrando os esforços de hackear as mensagens da equipe dos EUA, que concorreu ao Mundial de 2022 contra a Coreia do Sul, Austrália e Japão, além do já citado Qatar.

Uma das derrotadas para ser sede da Copa de 2018, a equipe da Inglaterra foi interrogada pelo FBI como parte de uma investigação mais ampla sobre o processo de candidatura e a atuação da FIFA. No entanto, como aponta o Daily Telegraph, nenhum dos membros da equipe inglesa é considerado suspeito no caso.

Em uma declaração oficial, o comitê da Copa na Rússia afirmou desconhecer as investigações do FBI e disse que “não comentará especulações”.

 

Por IDG Now – Publicado em 08/12/2011

http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2011/12/08/fbi-investiga-se-hackers-invadiram-e-mails-nas-eleicoes-para-sede-da-copa/ 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s