Multinacional irá investir em ferramentas que permitam produzir componentes menores, mais eficientes e baratear custos na fabricação.
A Intel adquiriu participação na ASML, companhia de ferramentas para fabricação de semicondutores, e irá investir em pesquisa em desenvolvimento para melhorar suas tecnologias, ajudando a companhia a produzir chips menores e mais eficientes energeticamente, de acordo com anúncio feito pela multinacional norte-americana.
A ASML, que fica na Holanda, é um dos maiores fornecedores de ferramentas utilizadas na produção de semicondutores, e possui parcerias não só com a Intel mas também com outras grandes empresas como Samsung, GlobalFoundries e TSMC. Inicialmente, gigante norte-americana irá investir 2,1 bilhões de dólares por cerca de 10% da ASML, e mais 1 bilhão de dólares que será incrementado para adquirir mais 5% da empresa – este último investimento, porém, depende dos votos dos acionistas.
Também será investido cerca de 1 bilhão de dólares no setor de pesquisa e desenvolvimento da ASML. O investimento será feito primeiramente para avançar na utilização de placas de 450 milímetros e litografia EUV (ultravioleta extrema, em tradução livre), que auxiliará as companhias a reduzirem os custos na produção dos chips, diminuindo o tamanho dos componentes.
A Intel já fabrica chips utilizando processos de 22 nanômetros, e a adição da litografia EUV possibilitará chips com geometrias ainda menores – o esperado é que, no ano que vem, o processo seja de 14 nanômetros, e que as ferramentas existentes possam ser suficientes para a produção desses semicondutores.
Um porta-voz da Intel afirmou que a mudança para a EUV e placas de 450 milímetros (a empresa utiliza placas de 300 milímetros atualmente) irá reduzir os custos de produção de chips em até 40%, algo que tem sido esperado há muitos anos tanto pela Intel quanto por seus concorrentes. Entretanto, a multinacional não afirmou quando irá fazer esta mudança, que foi atrasada devido a problemas ao fornecer ferramentas que permitissem a fabricação de placas de 450mm.
Por IDG Now! – Publicado em 11/07/2012