Febraban lança aplicativo gratuito para controle de gastos

Para aprimorar o controle de gastos do consumidor, a Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN – criou o “Jimbo Mobile”, um aplicativo gratuito para celulares que permite que usuários controlem as pequenas despesas do dia a dia. Para usá-lo é preciso baixar o aplicativo, que está disponível no “Google Play” e buscar o app “JIMBO MOBILE”.

“O JIMBO MOBILE é uma extensão da versão para computadores. Ele foi desenvolvido por que identificamos, nestes dois anos de MeuBolsoemDia, que a maior dificuldade das pessoas em controlar os gastos está relacionada aos gastos do dia a dia, os pequenos gastos, justamente por serem valores baixos, muitos não controlam o orçamento e quando chega no final do mês, os cafezinhos e lembrancinhas podem sim fazer diferença no orçamento”, afirma o diretor de educação financeira da entidade, Fábio Moraes.

O aplicativo da FEBRABAN só pode ser baixado em celulares com plataforma Android. Depois de fazer o download da ferramenta, o usuário irá verificar as seguintes funcionalidades: “novo lançamento”, para registrar os gastos do dia, por exemplo, R$ 6,00 com café da manhã; “visualizar lançamentos”, para ter noções de quanto está sendo gasto por dia; “exportar dados”, para transportar as informações do celular para a plataforma do JIMBO instalado no computador e, por último, a função “ajuda”, para esclarecer dúvidas em relação ao aplicativo.

Com o aplicativo, o consumidor consegue controlar as despesas fixas e mensais, recebe alertas sobre a data de pagamento das contas, verifica a situação financeira dos próximos meses e ainda é avisado pelo JIMBO se está endividado ou se é poupador.

“O usuário da versão mobile, no fim da semana, por exemplo, poderá descarregar no Jimbo (versão para desktops) todas as despesas do dia a dia e assim contabilizar os gastos daquela semana no orçamento mensal. Dessa forma, ele terá um maior controle sobre suas finanças”, ressalta Fábio Moraes.

Lançado em março de 2010, o portal Meu Bolso em Dia oferece informações didáticas sobre finanças pessoais para que brasileiros possam tomar decisões conscientes, quando relacionadas ao uso do dinheiro, do crédito e de bens financiados. Em junho deste ano, o portal atingiu a marca dos 10 milhões de acessos.

Nele, além de dicas sobre como economizar, os internautas podem baixar um software de gestão financeira JIMBO, que controla o orçamento pessoal e ainda planeja as despesas dos próximos meses.

Até julho, o JIMBO foi baixado em mais de 116 mil computadores. O portal também disponibiliza outras ferramentas para facilitar a vida dos internautas, como o simulador dos sonhos, tabelas para controlar os gastos de acordo com o público (estudantes, donas de casa, famílias e aposentados), enquetes e muitas dicas sobre finanças pessoais.

 

Por Convergência Digital – Publicado em 05/09/2012

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s