Talibãs fingem ser mulheres bonitas no Facebook para espionar soldados

Relatório do governo australiano diz que membros da guerrilha afegã estão se passando por belas jovens para enganar militares e obter dados.

Até os talibãs – tão avessos à modernidade – estão se aproveitando das redes sociais para espionar inimigos. De acordo com uma reportagem do site News.com citando um relatório do governo australiano, membros da guerrilha estão se passando por (belas) mulheres no Facebook para fazer contato com soldados e obter informações confidenciais.

“O Talibã tem usado fotos de mulheres atraentes em perfis, criando amizades com soldados”, diz o relatório. “Muitos militares não percebem que são perfis falsos”. O texto prossegue dizendo que 58% dos militares em ação no Afeganistão não possuem treinamento para mídias sociais, e acabam publicando posts com informações detalhadas de localização, por exemplo.

O governo daquele país está ainda mais preocupado com esse tipo de vazamento após um soldado afegão ter matado três australianos no sudeste do Afeganistão no começo do mês, no que parece ter sido uma onda de ataques com dados internos.

O exército americano aprendeu sobre como os talibãs podem usar as redes sociais da pior maneira, em 2007. Soldados postaram no Facebook fotos de helicópteros em bases americanas no Afeganistão. O problema é que as imagens continham dados GPS. Os guerrilheiros usaram essas informações para ataques com morteiros, destruindo quatro Apaches.

“Muitas pessoas que usam redes sociais são crédulas demais”, diz o relatório australiano. Os soldados aprovam pedidos de amizade de estranhos, acreditando que as configurações de privacidade os protegem. “Esses ajustes, que não removem todos os dados e podem ser mudados a qualquer momento, criam uma falsa sensação de segurança”, diz o texto.

 

Por IDG Now! – Publicado em 10/09/2012

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s