Mais de um terço dos usuários brasileiros não entende os riscos do cibercrime, diz estudo

Cerca de 36% dos usuários brasileiros não entendem corretamente quais os riscos que um crime virtual pode proporcionar para a segurança online, incluindo pessoas que utilizam desktops, notebooks, smartphones e tablets.

Os dados são de uma pesquisa realizada pela desenvolvedora de softwares para segurança virtual Norton, chamada “Norton Cybercrime Report 2012”. O levantamento analisa diversos aspectos do mundo virtual.

Além disso, o estudo também aponta que cerca de 42% das pessoas que utilizam equipamentos eletrônicos no Brasil não sabem que os malwares são capazes de roubar informações de forma discreta.

Segundo a análise da empresa, um dos cibercrimes mais comuns é a utilização de links falsos ou sites maliciosos, que incentivam o internauta a clicar na página e assim capturam as informações pessoais de quem está navegando.

O resultado da falta de conhecimento de segurança virtual dos usuários brasileiros é a quarta posição do Brasil em um ranking de prejuízos relacionados aos delitos virtuais.

Totalizando perdas de US$ 15 bilhões (cerca de R$ 30,4 bilhões), mais de 28 milhões de internautas verde-amarelos já sofreram algum tipo de dano no mundo da tecnologia apenas nos últimos 12 meses.

 

Por UOL – Publicado em 30/10/2012

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s