‘Minority Report’ vira realidade com software que pode prever crimes

Um sistema de inteligência artificial que se conecta a câmeras de segurança para prever quando pessoas estão prestes a cometer um crime está sendo desenvolvido com recursos das Forças Armadas dos Estados Unidos. O software, batizado de Mind’s Eye (Olho da Mente, em português), reconhece atividades humanas nas imagens capturadas e utiliza algoritmos para predizer o que os alvos farão em seguida – e, se for preciso, alertar as autoridades. As informações são do Daily Mail.

A tecnologia lembra aquela demonstrada no filme Minority Report, que mostra pessoas sendo punidas por crimes que ainda não cometeram ao invés de serem presas depois de infringirem a lei. Cientistas da Universidade Carnegie Mellon na Pensilvânia apresentaram uma pesquisa demonstrando como essa atividade de previsão funcionaria. A pesquisa foi financiada pelo laboratório de pesquisa do Exército americano.
O sistema funciona com uma infraestrutura de inteligência artificial de alto nível chamada de “motor cognitivo”, que consegue aprender a relacionar sinais relevantes de ação corrente com conhecimento prévio e dados armazenados para identificar possíveis ameaças. Ao simular as formas como os humanos filtram e generalizá-la a partir dos sentidos, o software consegue detectar anomalias e comportamento ameaçador automaticamente.

Os sinais que a inteligência artificial consegue identificar – caracterizados por verbos como “caminhar”, “correr”, “carregar”, “pegar”, “arrastar”, “seguir”, “perseguir”, entre outros – cobrem tipos de ações básicas que são analisadas em contexto para identificar se devem ser alvo de suspeita. O dispositivo deverá ser utilizado em aeroportos, estações de trem e rodoviárias, assim como em situações militares.

 

Por Terra – Publicado em 23/11/2012

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s