Vírus roubou dados secretos sobre novo foguete japonês

Computador infectado pode ter acessado dados confidenciais sobre foguete de longo alcance Epsilon, diz Agência de Exploração Aeroespacial do Japão.

A Agência Espacial Japonesa disse que informações confidenciais do projeto para um novo foguete de longo alcance podem ter sido roubadas por um vírus de computador.

A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão, ou apenas Jaxa, disse que encontrou evidências de que um único computador de um funcionário foi infectado por um vírus que coletou informações e as transmitiu externamente. A Agência disse ainda que não sabe quais informações foram enviadas, mas que o computador em questão continha especificações e dados de operação do seu programa de foguetes Epsilon, bem como diversos projetos relacionados.
Uma investigação sobre quais informações vazaram está sendo feita, bem como se outros computadores também foram infectados.

A Jaxa disse que detectou o vírus no computador em 21 de novembro e imediatamente desconectou a máquina da rede. A Agência afirmou que realizou investigações adicionais e descobriu que na quarta-feira as informações teriam vazado.

O Epsilon é um foguete de três estágios com poder suficiente para colocar cargas pesadas de até 1200kg na órbita baixa da Terra e poderia ser usado para fins militares. O projeto foi desenvolvido para ser uma versão com menor custo e com a tecnologia mais avançada de foguetes japoneses existentes.

Ele é único, tanto por conta da sua constituição física, quanto o inovador sistema de lançamento, que tem como objetivo permitir verificações de sistemas remotos e lançamentos de um computador portátil conectado remotamente na Internet.

 

Por IDG Now! – Publicado em 03/12/2012

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s