Morre nos EUA ativista on-line Aaron Swartz, um dos fundadores do Reddit

Jovem cometeu suicídio, segundo a família de Swartz e advogado. Ele ficou conhecido após invadir o sistema do MIT e roubar documentos.

O norte-americano Aaron Swartz, um dos proprietários da rede social Reddit, site de compartilhamento de informações disponíveis na internet, cometeu suicídio no último dia 11 de janeiro, em Nova York, nos Estados Unidos, de acordo com o site “Mashable”.

A informação foi divulgada por um tio de Swartz e confirmada pelo advogado do jovem empresário. Nascido em 1986, Swartz era um ativista on-line e fundador do site Demand Progress, criado para “obter mudanças progressivas nas políticas”.

Aluno da Universidade de Harvard, ficou conhecido após ser acusado em julho de 2011 de hackear os servidores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e roubar cerca de 5 milhões de artigos acadêmicos.

Ele foi um dos criadores do agregador RSS, que permite aos usuários receberem atualizações de sites regularmente, quando tinha 14 anos. Em 2009 veio ao Brasil para participar do Fórum Social Mundial em Belém, no Pará.

Ele teria invadido o Jstor, um serviço de pesquisa que oferece cópias digitais de mais de mil documentos acadêmicos e pesquisas, e roubado alguns destes arquivos datados do século 17.

A Justiça dos EUA afirmou que Swartz roubou 4,8 milhões de artigos de setembro de 2010 a janeiro de 2011 após invadir um computador que estava no campus da instituição.

Foram tantos arquivos baixados que os servidores não suportaram a carga de acessos, segundo a acusação, que afirma que Swartz pretendia distribuir os arquivos pela internet.

Há suspeita de que ele tinha depressão. Posts encontrados em blog de Swartz revelam experiências do norte-americano com a depressão, além de outros problemas de saúde.

 

Por G1 – Publicado em 12/01/2013

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s