Rede de ciberespionagem ataca Brasil e 68 países

Operação “Outubro Vermelho” funciona há cinco anos e rouba dados de dezenas de nações.

A empresa de antivírus Kaspersky revelou nesta segunda-feira, 14, que uma operação online avançada rouba dados de 69 países, entre eles o Brasil. A descoberta se deu em outubro do ano passado.

A espionagem sobre governos, embaixadas, diplomatas, instituições de pesquisas e outros departamentos acontece há pelo menos cinco anos e ainda está em atividade.

De acordo com a Kaspersky, o movimento, apelidado de “Outubro Vermelho”, é orquestrado por meio de ataques sofisticados e colhe informações sigilosas de computadores, smartphones e até pendrives. Os códigos maliciosos são instalados para roubar arquivos de todos os tipos.

As características dos ataques sugerem que a rede pode ter origem russa, mesma nacionalidade da Kaspersky, mas não há informações oficiais sobre o assunto.

As regiões do leste europeu e o centro da Ásia parecem ser o principal foco das ações, que atingem também os Estados Unidos, Austrália, Irlanda, Bélgica, Espanha, África do Sul, Japão e tantos outros.

Análises indicam que a rede prioriza internautas considerados influentes por sua atividade online. Não foi revelado, no entanto, o perfil das autoridades governamentais monitoradas, bem como o de pessoas ligadas a projetos de energia nuclear, petróleo e demais áreas.

“O objetivo principal parece ser a coleta de informações classificadas de inteligência geopolítica, embora o escopo possa ser mais amplo”, informa a Kaspersky em um relatório divulgado nesta segunda-feira, 14. “Durante cinco anos, os criminosos coletaram informações de centenas de perfis, mas ainda não sabemos com qual finalidade”, completa o texto, repercutido pela Wired.

A empresa de antivírus descartou a possibilidade de o movimento estar relacionado a ataques anteriores, como o “Flame”, descoberto no ano passado.

 

Por Olhar Digital – Publicado em 14/01/2013

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s