Pirataria não prejudica vendas de música online, afirma estudo

Na verdade, ela até ajuda. Um aumento de 10% no número de cliques em sites de download ilegal levaram a um aumento de 0,2% no número de cliques em sites legais.

Downloads ilegais de música têm impacto insignificante sobre as vendas de música digital, de acordo com um estudo realizado pelo Joint Research Centre da European Commissions. “A maioria da música que é consumida ilegalmente não teria sido comprada legalmente se os sites de download ilegal não estivessem disponíveis”, segundo o estudo.

O JRC analisou os hábitos de navegação de 16 mil cidadãos europeus e descobriu que não só a pirataria online não faz mal para as receitas de música digital como pode até ter um efeito positivo, com “piratas” comprando mais música online que outros. A maioria dos resultados foi encontrada comparando as visitas das pessoas aos sites ilegais e lojas legais de música, seguindo suas sequências de cliques.

Um aumento de 10% no número de cliques em sites de download ilegal levaram a um aumento de 0,2% no número de cliques em sites legais, independentemente do interesse pela música, segundo o estudo. “Se a essa estimativa for dada uma interpretação causal, isso significa que os cliques em sites de compra legal teriam sido 2% menor na ausência de sites de download ilegal”, de acordo com o estudo. O efeito de serviços legais de streaming, como o Spotify, com relação às visitas a lojas de música é ainda maior, e estimada em 7%.

O estudo não inclui quaisquer recomendações políticas, mas concluiu que a indústria da música não deve ficar excessivamente preocupada com a pirataria online. No entanto, o estudo não examinou o impacto dos downloads ilegais em vendas de música física, como CDs.

 

Por IDG Now! – Publicado em 20/03/2013

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s