Arábia Saudita ameaça proibir Skype e WhatsApp se não tiver controle sobre esses aplicativos

O governo da Arábia Saudita ameaçou proibir aplicativos como Skype, WhatsApp e Viber caso não alcance um acordo com as companhias proprietárias para poder controlar essas tecnologias de comunicação, informou nesta segunda-feira (25) o jornal saudita “Al Hayat”.

A Comissão Saudita de Comunicações pediu às empresas de comunicação que entrem em contato com os proprietários desses aplicativos e estudem a possibilidade de aplicar a lei local de segurança. Nesse contexto, as companhias locais teriam uma semana de prazo para responder às autoridades se os aplicativos podem ficar submissos ao controle do governo da Arábia Saudita.

De acordo com o jornal local, se não houver um acordo por parte das companhias estrangeiras, a comissão adotará as medidas necessárias para proibir esses serviços de comunicação pela internet no país.

Em agosto de 2010, as companhias de comunicação sauditas chegaram a um acordo com a empresa canadense Research In Motion (RIM), hoje chamada BlackBerry, para que seu serviço fosse utilizado na Arábia Saudita através de servidores locais.

Grupos de direitos humanos denunciaram sérias restrições às liberdades individuais e coletivas onde o governo é regido por uma rigorosa interpretação do islã.

 

Por UOL – Publicado em 25/03/2013

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s