Site de compartilhamento Scribd é invadido por hackers

Serviço é destinado a compartilhar documentos. Scribd estima que 1% dos usuários tiveram dados roubados.

O site de compartilhamento de documentos Scribd, que tem 100 milhões de usuários cadastrados, sofreu um ataque de hackers que obtiveram acesso a dados cadastrais e o “hash” da senha dos usuários. O próprio serviço comunicou o ocorrido na semana passada, alertando que as senhas de 1% dos usuários foram comprometidas.

Os usuários que tiveram as informações roubadas pelos invasores já receberam um e-mail comunicando a necessidade de troca de senhas, diz o aviso. Quem estiver na dúvida pode usar um serviço de checagem de senha (acesse aqui) fornecido pelo próprio Scribd.

De acordo com o Scribd, o serviço realiza o “hash” e o “salt” das senhas – termos técnicos que, na prática, significam que o site não armazena diretamente as senhas dos usuários. Mesmo assim, 1% dos usuários tiveram suas senhas comprometidas.

O anúncio público sobre o ataque não detalha como essas senhas foram acessadas, nem como a invasão teve início. Segundo o texto, informações financeiras e documentos particulares não foram acessados.

“Gostaríamos de pedir nossas sinceras desculpas pelo fracasso em atender às expectativas de nossos usuários nesse caso. Estamos realmente decepcionados com esse ocorrido e nos comprometemos a fazer o que pudermos para impedir que isso aconteça novamente”, diz comunicados.

 

Por G1 – Publicado em 08/04/2013

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s