Globo diz que Facebook é irrelevante para sua audiência

Páginas do grupo na rede social deixaram de ter links para o conteúdo dos sites.

O principal grupo de comunicação do Brasil, a Globo, recentemente declarou guerra ao Facebook. A empresa decidiu que todas as fanpages de seus portais não teriam mais links para seu conteúdo. Depois de semanas, o CEO da Globo.com finalmente explicou o motivo: a rede social é irrelevante para a audiência do grupo.

Segundo Juarez Queiroz, o Facebook representa cerca entre 1% e 2% da audiência dos sites, o que facilitou a decisão. Segundo ele, a grande razão é o filtro aplicado pelo Facebook às postagens, já que apenas um percentual pequeno das pessoas que “curtem” as páginas recebem o conteúdo em seu feed de notícias.

“O comportamento das pessoas é de uma superutilização do news feed. Elas não vão às fanpages, consomem o que foi publicado nelas à medida que aquilo vai saindo em seu feed. E não necessariamente tudo que foi publicado na fanpage sai ali”, afirmou ao Meio e Mensagem.

Outro motivo apontado foi comercial, já que o Facebook pode utilizar a base de usuários do grupo para exibir anúncios de concorrentes.

“Quando você quer fazer uma ação comercial no Facebook, tem uma página desenhada especificamente para isso. Nela o anunciante diz, por exemplo, que quer mandar uma publicidade para jovens, do sexo masculino, e pode classificar por interesses que são filtros, segmentados pelas fanpages. Com isso, meu concorrente pode mandar uma comunicação para minha base”, afirmou Queiroz.

 

Por Olhar Digital – Publicado em 09/05/2013

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s