Internet sofreu 9 mil interrupções de serviços nos últimos cinco meses

Outage Analyzer também constatou que os serviços da web com mais interrupções contêm servidores de anúncios e componentes de mídia social.

Ver um “erro 404” ou a baleia do Twitter pode realmente matar um serviço. Esses tipos de falha, no entanto, ocorrem na Internet quase todo dia, como ilustram os mais recentes números da Outage Analyzer.

Ao longo dos últimos cinco meses, foram 1 413 interrupções totais em todo o mundo, ou cerca de nove por dia, e cerca de 8 mil interrupções parciais, ou 53 por dia, de acordo com números do rastreador gratuito de serviços da Internet. Uma interrupção total acontece quando um serviço web está indisponível; uma interrupção parcial quando apenas alguns dos usuários são afetados.

Os números estão abaixo dos anos anteriores, diz Ben Grubin, diretor de marketing de produto da Compuware APM, que opera a Outage Analyzer. Mas se você não consegue acessar um serviço durante uma hora ou mais, isso não oferece muito conforto.

Apesar de as interrupções totais de serviços obterem o máximo de atenção, uma queda parcial de serviço é mais provável de acontecer e afetar um número limitado de transações web individuais e móveis, deixando outras completamente intocadas, explicou a Outage Analyzer em seu relatório.

Essas interrupções não afetam apenas os usuários online, mas de telefonia móvel também, Grubin disse. “A maioria das pessoas pensa em aplicativos móveis de trabalho em seu telefone, mas a maioria dos aplicativos móveis estão chegando através da Internet para serviços web, como qualquer outra coisa”, disse ele à PCWorld. “Assim, uma falha em um serviço de armazenamento, de anúncio ou de analítica pode ter implicações para a execução de aplicações rodando nos telefones dos consumidores”, acrescentou.

Interrupções em serviços web podem ser causadas por uma série de fatores, observou David Belson, editor do kamai State of the Internet Report e diretor da linha de produtos da Akamai para clientes do governo. Por exemplo, a infraestrutura de um serviço web pode não ser suficientemente escalável. “Essa foi uma questão-chave para o Twitter por um tempo muito longo”, disse Belson à PCWorld. “Eles cresceram mais rapidamente do que o previsto, então você viu a baleia da falha com mais frequência do que eu suspeito que teria gostado”.

Falha de infraestrutura é outra causa de interrupções. “Nós vimos isso com o Amazon Web Services no passado”, disse Belson. “Há uma queda de energia e os geradores deveriam funcionar, mas por algum motivo eles não funcionam, e então regiões inteiras de nuvem se tornaram indisponíveis porque não têm energia”.

A Outage Analyzer também constatou que os serviços da web com mais interrupções contêm servidores de anúncios e componentes de mídia social. “Os consumidores adoram coisas como botões do Facebook, Google+ e Pinterest, mas se eles não funcionam, muitas vezes todo o site não funciona”, disse Grubin, da Compuware. Ou, no caso do Facebook, toda a Internet pode parar de funcionar.

“Mesmo que você possa manter o site trabalhando, uma falha em um desses componentes contribui para uma má experiência do usuário”, acrescentou. “E às vezes uma experiência de usuário ruim é pior do que nenhuma experiência do usuário.

 

Por IDG Now! – Publicado em 27/05/2013

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