NSA paga milhões às empresas de telefonia para acessar dados, diz jornal

Segundo Washington Post, agência dos EUA vai desembolsar US$278 milhões neste ano para interceptar ligações, e-mails e mensagens de usuários

A Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA) teria pago centenas de milhões de dólares por ano para companhis de telecomunicação dos EUA pelos equipamentos e serviços necessários para interceptar ligações telefônicas, e-mails e mensagens instantâneas de potencial interesse, de acordo com uma nova reportagem do jornal Washington Post.

Para o ano fiscal atual, a NSA vai pagar 278 milhões de dólares por esse acesso, e pagou 394 milhões de dólares em 2011, segundo o Post.

Apesar de reportagens anteriores sobre o esquema de vigilância da NSA terem revelado que a agência cobria os custos para “grampear” redes de comunicação, a quantia exata paga pelo órgão ainda não tinha sido informada, aponta o jornal.

Um dos maiores escritórios de inteligência dos EUA, a NSA tem como tarefa coletar e analisar dados para rastrear atividades estrangeiras que poderiam ser ruins para os EUA. A agência é gerenciada Diretor de Inteligência Nacional do Departamento de Defesa.

A prática tem raízes pelo menos nos anos 1970. Esses programas de coleta de dados – que já receberam nomes como Blarney, Stormbrew, Fairview e Oakstar – são diferentes do PRISM, primeiro a ser revelado publicamente pelo ex-funcionário da CIA, Edward Snowden. O programa em questão coleta dados de provedores dos EUA, como Microsoft, Facebook e Google.

A reportagem do Post não fornece nomes de nenhuma companhia de telecomunicação dos EUA que participa do programa, apesar de notar que essas empresas geralmente recebem dinheiro para cobrir custos de hardware e mão de obra para instalar e operar o equipamento necessário, assim como uma determinada porcentagem de lucro.

O grupo de advocacia para privacidade Electronic Privacy Information Center notou que é problemático o fato de a NSA estar pagando tanto para as empresas de telecomunicação enquanto seus clientes esperam que suas comunicações permaneçam privadas.

 

Por IDG Now! – Publicado em 30/08/2013

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s