Ministro das Comunicações quer e-mail nacional contra espionagem

Paulo Bernardo solicitou aos Correios um sistema nacional de mensagens, depois de denúncias de que e-mails da prsidente Dilma teriam sido espionadas pelos Estados Unidos.

O ministro das Comunicações (Minicom), Paulo Bernardo, solicitou aos Correios que criem um sistema de e-mail nacional. O pedido foi feito depois das denúncias de que ações de espionagem dos Estados Unidos monitoravam comunicações eletrônicas no Brasil, inclusive da presidente Dilma Rousseff.

Hoje pela manhã de hoje (2/09), Dilma convocou os ministros para duas reuniões de emergência no Palácio do Planalto a fim de tratar de denúncias de espionagem dos Estados Unidos sobre ela e assessores diretos, divulgadas ontem (1º/09) no programa Fantástico, da TV Globo.

A primeira reunião começou por volta das 10 horas da manhã e teve a presença dos ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, do Gabinete de Segurança Institucional, general José Elito, e da Secretaria-Geral, Gilberto Carvalho.

A segunda, logo em seguida, teve, além de Cardozo, os ministros das Comunicações, Paulo Bernardo, da Defesa, Celso Amorim, e das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado.

Segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência, as duas reuniões já terminaram. Nenhum dos ministros falou. Desde que as informações começaram a ser divulgadas, em junho, os ministros das Comunicações e da Justiça manifestaram preocupação com as denúncias, consideradas atos contra a liberdade dos cidadãos e a soberania nacional.

Segundo informações divulgadas pelo jornal Folha de S.Paulo, o governo brasileiro encomendou aos Correios o desenvolvimento de um sistema nacional de e-mail. Previsto para ser lançado no segundo semestre de 2014, ele terá como mote comercial a segurança contra “bisbilhotices”.

Hoje, o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, foi ao Itamaraty prestar esclarecimentos sobre o tema ao chanceler Figueiredo Machado. Depois da reunião, Shannon saiu sem falar com a imprensa e Figueiredo Machado foi para a reunião com Dilma e outros ministros.

 

Por Computerworld – Publicado em 02/09/2013

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s