Projeto on-line permite comparações entre as Constituições de 160 países

‘Constitute Project’, site apoiado pelo Google, foi lançada nesta segunda. É possível pesquisar por 350 termos entre as diversas Cartas.

Você sabia que, pelo menos, 66 países no mundo trazem em suas Constituições algum dispositivo que trata da liberdade de os cidadãos terem acesso a informações governamental e o Brasil faz parte desse grupo? Esse tipo de informação pode ser conferido por meio do Constitute Project, lançado nesta segunda-feira (23).

A iniciativa conta com o apoio do Google, por meio do Google Ideas, braço da companhia voltado a apoiar projetos que criem melhores formas de visualizar dados.

A compilação foi realizada pelo Comparative Constitutions Project, organização que digitaliza os textos de Constituições em todo o mundo.

Podem ser buscadas as Constituições de 160 países. É possível compará-las ao buscar termos comuns, restringir as pesquisas a um continente específico ou limitá-las a textos que foram elaborados ou emendados a partir de uma determinada data. Foram catalogados 350 termos.

Por exemplo, a maior parte dos países que trata da questão do acesso a dados governamentais está na Europa (20). São 18 os países africanos cujas Cartas tratam do assunto, 12, os americanos, e 16, os americanos.

“Nosso objetivo é armar os redatores [das Constituições] com uma melhor ferramenta para o design e escrita de Constituições. Nós também esperamos que os cidadãos utilizem o ‘Constitute’ para aprender mais sobre suas próprias constituições, e sobre a de outros países ao redor do mundo”, afirmou Sara Sinclair Brody, diretor do Google Ideas, em nota.

 

Por G1 – Publicado em 23/09/2013

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s