O que é Segurança da Informação?

Por Alessandro Anilton Maia Nonato

Vivemos hoje em uma sociedade plenamente conectada, aonde a informação é sem sombra de dúvidas o nosso bem mais valioso.

Dessa forma, a salvaguarda desses bens intangíveis, impõe uma série de debates e principalmente, soluções práticas, seguras e confiáveis que permitam o pleno emprego das soluções da TI por parte das pessoas físicas e jurídicas e do emprego confiável da INTERNET por toda a sociedade.

Mas, afinal o que é segurança da Informação ?

São todas as ações destinadas a salvaguardar a integridade, a disponibilidade, a confidencialidade e a autenticidade dos ativos da TI, aliadas a conscientização e a educação dos utilizadores desses recursos.

Aspectos estes que estão presentes em normas internacionais, como as ISO 18000, 27000 e 31000, bem como, nas normas emanadas pelo GSI-PR acerca da SID.

Portanto, de maneira bastante objetiva, a SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO é uma pleiade de procedimentos que visam salvaguardar as relações virtuais e prover uma “validade e segurança” jurídica a esses negócios, tão comumente realizados no ambiente virtual.

Assim segurança da informação é a Educação nas ações na INTERNET.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s